Artigo: Está sem emprego? Mude, recomece!


 

peixe

Autor: Roni Silva

para Catho – Carreira & Sucesso

 

O mercado de trabalho ainda passa por um momento de retração, há vagas e contratações em diversos setores, mas em números menores se comparados com outros anos e as exigências aumentam a cada dia. Frente a esta realidade o medo de estagnar na carreira ou perder o emprego torna-se um grande vilão para profissionais. Será que este não é o momento mais propício para mudar de área e começar uma nova carreira?

 Muitas vezes a ideia de recomeçar parece uma realidade longe, afinal quando se acumula experiência o profissional ganha credibilidade em sua área, mas nem sempre mudar significa começar do zero, é possível aplicar experiências em novos caminhos, mesmo que sejam caminhos diferentes de outros já traçados. Embora não seja regra, o ideal é tentar começar por áreas correlatas e que o profissional já tenha alguma afinidade.

Profissionais que sempre se perguntaram se estão mesmo na área correta podem aproveitar o momento para se aventurar e conquistar o novo. Vale lembrar que antes de pensar em uma mudança é preciso pesquisar, conhecer a área e o mais importante, se qualificar. Não importa qual seja o segmento, o mercado necessita cada vez mais de profissionais que sejam especialistas em suas atividades e só com qualificação é possível entregar resultados e superar expectativas.

É importante que a decisão seja madura e baseada em fatos concretos, estar chateado com o chefe, ganhar pouco e estar insatisfeito com a empresa, por exemplo, não são motivos que justificam uma troca de área, pois são razões passageiras. É preciso entender também que a troca de área deve ser feita com motivos que não mudarão a longo prazo, entrar em segmentos com alta de oportunidades no cenário atual não é uma boa ideia, o que está em alta hoje estará daqui a 10 anos? Por isso, o conselho básico é: procure algo que você goste de fazer.

Larissa Meiglin, supervisora do departamento de consultoria ao candidato e a carreira da Catho, fala sobre como o profissional deve agir nestes momentos: “Em um cenário onde a economia não demonstra uma melhora a curto prazo, repensar a carreira pode ser uma boa saída para ampliar o leque de oportunidades de atuação. A flexibilidade e adaptação são características muito recomendadas neste momento, pois o profissional que sabe se reinventar tem mais chances de encontrar uma nova fonte de renda, seja ela uma renda complementar ou mesmo algo totalmente novo, como única fonte de ganho” afirma.

Larissa ainda explica como a experiência conta mesmo para recomeços e como profissionais podem se destacar: “Alguém que já atuou com vendas no começo da carreira e hoje atua em outra área, pode buscar retomar sua vivência no segmento comercial, pois prevemos que esta será uma das áreas mais aquecidas em 2016. Apostar em cursos específicos, sejam breves ou mais aprofundados, podem abrir as portas para um bom networking e mais vagas de emprego. O importante é não ficar parado e esperar a crise passar, pois quem souber aproveitar o momento para se reinventar, terá ainda mais chances de sucesso quando o cenário mudar para melhor” finaliza.

Fonte: http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/carreira-sucesso/dicas-emprego/esta-sem-emprego-mude-recomece?sc_source=b2c:newsletter&sc_medium=2016-04-01ces&sc_campaign=ces&sc_content=carreira_sucesso_materia1&utm_source=b2c:newsletter&utm_medium=2016-04-01ces&utm_campaign=536&utm_content=carreira_sucesso_materia1

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s